sábado, 29 de novembro de 2008

Inundações subterrâneas aumentam degelo
2008-11-17 12:26:36







Paris - Debaixo da calota glaciar que cobre o continente antárctico e a Gronelândia, as inundações contribuem para acelerar o degelo e a elevação do nível do mar, segundo um estudo publicado hoje na revista Nature Geoscience e divulgado pela Lusa.

A rapidez do degelo do glaciar Byrd, no Leste da Antártida, aumentou dez por cento entre Dezembro de 2005 e Fevereiro de 2007 em relação à média das décadas precedentes, constatou uma equipa de investigadores americanos.

O início desta aceleração produziu-se logo que dois lagos situados sob a calota glaciar a cerca de 200 quilómetros a montante do Byrd se encheram de 1,7 quilómetros cúbicos de água, provocando uma grande inundação subterrânea, segundo Leigh Stearns da Universidade do Maine, que, junto com outros cientistas, utilizou os dados do altímetro laser do satélite ICESat da NASA.

«A água agiu como um lubrificante, reduzindo a fricção na base do glaciar e acelerando o degelo», escreve, num comentário sobre o estudo, Helen Fricker, do Instituto de Oceanografia Scripps, na Califórnia, citado pela Lusa.

A rapidez do degelo dos glaciares da Antártida e da Gronelândia que, como o Byrd, desaguam no mar, afecta directamente o nível dos oceanos.

A subida do nível do mar, que chega a atingir três milímetros por ano, é uma preocupação para numerosas populações costeiras, sobretudos de estados insulares.

As actuais previsões do Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas (IPPC, na sigla inglesa), prevêem um aumento do nível do mar de 18 a 59 centímetros desde agora até 2100, não tendo em conta o comportamento futuro das calotas polares da Antártida e da Gronelândia

Nenhum comentário: